Cerca de 5 mil pessoas assistiram ao espetáculo de Natal e ao acender das luzes na Praça Saldanha Marinho

Mirella Joels

Cerca de 5 mil pessoas assistiram ao espetáculo de Natal e ao acender das luzes na Praça Saldanha Marinho

NathSchneider

A noite de quinta-feira, 1º de dezembro, foi uma data feliz e emblemática para os santa-marienses que compareceram à Praça Saldanha Marinho para ver o espetáculo “Um Encanto de Natal” e o acender das luzes natalinas na cidade. A ocasião marca o retorno da programação do “Viva o Natal” de forma inteiramente presencial.

Um encanto de Natal

Cerca de 5 mil pessoas foram prestigiar a união de três grandes grupos da cultura da cidade: a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e as companhias Sorriso com Arte e Armazém. O palco que recebeu o espetáculo foi montado no cruzamento da Rua Venâncio Aires com a Avenida Rio Branco, ao lado da tradicional Árvore de Natal gigante, que foi acendida com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, do vice-prefeito, Rodrigo Décimo, e da secretária de Cultura, Rose Carneiro. A contagem regressiva para o acender das luzes foi feita por crianças que foram convidadas a subir ao palco.

No início da apresentação, quem dominou a noite foram os duendes de natal, Jingle KatuPiry e Gilda, e o Vô Venâncio, da Cia Armazém, que estavam a procura do Papai Noel para entregar a chave da cidade. Logo após, a Cia Sorriso com Arte trouxe um espetáculo animado, com diversos elementos natalinos, desde biscoitos, até presentes. Pessoas de todas as idades assistiram ao show que convidava a olhar para cima, com vários números de acrobacia, dança e música. Na Orquestra Sinfônica, 15 músicos e as vozes de Daiane Diniz, Tiane Tambara e Igor Tadielo abrilhantaram a noite. Diversos ritmos foram contemplados nas releituras das músicas, desde funk até música tradicionalista gaúcha. De acordo com o maestro da Orquestra Sinfônica, Tita Sartor, o repertório foi pensado em conjunto, marcando a colaboração entre orquestra e as companhias:

– Foi concebido pela Karine Pissutti, que é diretora do Sorriso Com Arte, e concebido também por Dilber Alonso e Lucas Formolo. A formação de hoje é reduzida, com percussão, e não faltam músicas natalinas conhecidas, como Jingle Bell Rock, no repertório – conta.

O retorno agradou a todos

Além de movimentar o comércio da região, a programação do Viva o Natal conquistou adultos e crianças que foram apreciar a cultura e a magia natalina. Para Nilza Godinho, 69 anos, prestigiar os espetáculos com temáticas natalinas em Santa Maria já é tradição. Ela chegou cedo, antes das 19h, para garantir um bom lugar, e celebrou o retorno da programação presencial:

– Adoro a abertura do Natal, os enfeites do Calçadão estão maravilhosos. Todo mundo pode passear aqui em Santa Maria que o Natal vai ser lindíssimo – fala.

Diversas crianças estavam encantadas em frente ao palco, interagindo com os duendes e chamando pelo Papai Noel. Outras estavam sentadas com os familiares, curtindo a visão mais de longe, como é o caso de Laura, 11 anos, que estava acompanhada do pai, Altair Ferreira, e empolgada com a possibilidade de ver os ajudantes do Bom Velhinho:

– É muito lindo! Eu gosto do Papai Noel, das apresentações, das decorações, do Centro. Fico muito empolgada para ver os duendes.

Para Rose Carneiro, secretária de Cultura, o espetáculo que reúne duas companhias e uma orquestra revela o quanto Santa Maria é rica culturalmente. Para ela, esse é apenas o início de uma linda e extensa celebração natalina.

– Estamos sempre com o coração na mão porque temos mais 23 dias de programação e muito trabalho, mas o nosso sentimento hoje é de alegria também – resume.

Neste ano, o Viva o Natal é promovido em parceria com o Sindicato dos Lojistas do Comércio Região Centro (Sindilojas/Centro) e co-realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sesc Santa Maria e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O evento segue até 23 de dezembro, de forma gratuita, com intensa e animada programação no Centro e nos bairros de Santa Maria. Confira as próximas datas:

Programação Viva o Natal

Dias 3, 10 e 17, às 10h – Desfile de Natal, com mais de 200 artistas, divididos em 6 Alas Artísticas – Banda Marcial Manoel Ribas, Ala dos Encantadores do Natal, Ala das Bailarinas, Ala dos Dançarinos –  e o Trenzinho, que estará com passageiros especiais, formados pelos Papais Noéis do Bairro Itararé e a trupe do Teatro Por Que Não?, às 10h, na Rua do Acampamento

Dia 6, às 21h – Natal na Sacada São Lucas, às 21h, na Rua Tuiuti, 1.919

Dia 8, às 10h – Desfile de Natal itinerante, às 10h, no bairro Tancredo Neves

Dias 4 e 18 – Programação Especial de Natal no Brique do Vila Belga

Dia 17, às 20h – Concerto de Natal com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e convidados especiais Juliana Pires e João Ferreira Filho, às 20h, na Praça Saldanha Marinho

Dia 23, às 20h – Natal, uma canção de amor: espetáculo musical com 28 integrantes no elenco, reunindo dança, música, arte circense e teatro, produzido e integrado por artistas locais, às 20h, na Praça Saldanha Marinho

Dias 4 e 18, das 16h às 19h, e dias 19 a 23, das 18h às 20h – Passeio de Dindinho com os Duendes – as crianças poderão andar de trenzinho, acompanhada pelos duendes do Natal, em um passeio emocionante pelo Distrito Criativo Centro-Gare.

De 3 a 20, às 19h – Espetáculos no Quintal da Casa do Papai Noel, às 19h, na Praça Saldanha Marinho.

Dias 7 a 10, e 14 a 23, das 18h às 20h – Casa do Papai Noel também vai receber o Bom Velhinho. Além da Casa, o Noel vai contar com um parquinho, com renas, bancos e uma bota gigante, das 18h às 20h

*A programação pode sofrer alterações

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan oferece atividades e oficinas gratuitas em dezembro Anterior

Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan oferece atividades e oficinas gratuitas em dezembro

1ª edição da Tropereada da Canção Nativa ocorre neste fim de semana, com homenagens a tropeiros de Arroio Só Próximo

1ª edição da Tropereada da Canção Nativa ocorre neste fim de semana, com homenagens a tropeiros de Arroio Só

Geral